sábado, julho 22, 2006

Alto dos Vendavais


Depois de acabadas as provas escritas na faculdade deparei-me com alguns dias de férias inesperados. Descobri, perdido pelo quarto, este livro que já fez bastante tempo que o comprei despreocupadamente, talvez pelo ímpeto consumista, ou então para aproveitar uma das famosas promoções da FNAC. Iniciei a leitura com pouco esforço, tendo em conta a minha inclinação para os romances históricos. No verso da moderna edição escreveu-se qualquer coisa como "adaptado ao cinema em 1939", "fantásticas interpretações de Lawrence Olivier e Merle Oberon", "uma das mais belas histórias de amor jamais escritas".
Não sou exactamente um perdido por histórias de amor, o meu campo é mais a tragédia, ainda assim a leitura arrastava-me para altas horas da madrugada e era no limite da minha viseira cansada que pousava o volume na cabeceira. Não digo que seja das obras mais bem escritas que já li, gramaticamente não lhe aponto falhas, a diversidade do vocabulário é característica dos romances do século XIX, a sua riqueza é deslumbrante. O defeito que aponto é na credibilidade do discurso nas personagens, não parece autêntico, a não ser que se entenda a obra como uma peça dramática em que os intérpretes exaltam tudo aquilo que lhes vai no coração. Não é exactamente uma falha técnica, é mais uma nuance no estilo da autora, quando escolhe atribuir discursivamente a maturidade de um adulto educado, a uma criança provinciana ou a mesma eloquência das classes nobres a uma criada.
É deveras uma obra recomendável, pela história que nos prende intensivamente até ao termo das nossas forças, pelas personagens que irradiam deliciosamente a sua personalidade, pelas sugestões ao sobrenatural que conferem um carácter épico ao romance. É um dos tais livros que leva o leitor a visualizar, como se de um filme se tratasse.

2 comentários:

Luís disse...

Curiosamente depois de ler o livro, consegui retirar muito mais da música, durante uns dias não me saiu da cabeça.

Anónimo disse...

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