terça-feira, junho 20, 2006

Progville: Vizela


É exactamente quando penso que este país já não pode surpreender, quer seja pelo atraso estrutural e financeiro em relação ao resto da Europa ou quer até pela cultura auto-degenarativa que apresentamos, é aí que cai a bomba. Confesso que neste momento o mais sólido dos meus pensamentos é um vago suspiro de incredibilidade, posto isto, o assunto: música bem feita; o lugar: Vizela; o preço: à borla.
É verdade pessoal, neste verão é esta pequena cidade minhota, parte do triângulo: Guimarães, Felgueiras, Vizela; que tomou de iniciativa trazer a Portugal algumas das mais aclamadas bandas do circuito underground de rock progressivo. Para quem olha com desconfiança para este post (o Zica deve estar a esboçar um sorriso trocista relativamente ao feedback que este texto vai ter, e o Pedro vai abanar a cabeça em descontentamento e em descrédito pela minha pessoa), não se iludam, não vão encontrar aqui nada digno do Rock in Rio ou até mesmo do Super Bock Super Rock, não figuram no cartaz, bandas cujo trabalho é reconhecido por crianças com pouco mais de cinco anos e os respectivos acompanhantes que dão pelo nome de cotas, nem tão pouco ecoa nos ouvidos do espectador o sonóro queixume de guitarras sofrêgas com um exagerado volume de distorção destinado a compensar pela falta de criatividade musical (pelo menos, com excepção dos Tool e Alice In Chains, para estes a minha vénia).
Indo directo ao assunto, temos por cá: dia 29 de julho, o equilibrio e o revitalizar do Neo Prog para o novo século, levados pela voz de Christina Booth, Magenta (a referência é Genesis e Marillion); dia 11 de Agosto, o vento resfrecante de Outubro e a voz fabulosa de Heather Findlay com Mostly Autumn (inspirados em Pink Floyd e Fairport Convention); e para o fim, o orgulho Sueco (não é a selecção de futebol, de certeza), Paatos (encontem vocês a referência), dia 9 de Setembro (dia 8 é em Lisboa no Santiago Alquimista).
Prosseguindo, congratulo os responsáveis e faço o apelo aos fans de música, da boa música, que espreitem a bonita ciadade de Vizela.



3 comentários:

JP disse...

Boa viagem Luis, depois conta lá como é que foi aqui à malta!

Pedro disse...

Este gajo sabe tanto de música e gosta tanto de música que até faz com que a música se torne numa cena que me faz confusão a nivel dos aparatos intestinais... Boa viagem rapaz Mozart...

Luís disse...

Mozart heim... só de me lembrar que comecei nos ferrinhos. Mas já ouviram os samples no myspace?