quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Muse...um vício perfeito


Primeiro que tudo, há-que referir que sou um viciado em música, não sei se boa ou má música, mas da que eu gosto ( como aliás toda a gente ). Durante anos, andei á procura de uma banda que me enchesse as medidas, e apesar de ser viciado em Queen havia sempre uma música ou outra que não me soava bem, ou achava que certas partes de músicas que adoro eram escusadas ( por exemplo, Radio Ga Ga é uma música que detesto, e a Now I'm Here começa muito bem mas depois há qualquer coisa ali a meio que estraga ).

Mas por volta de 2004, um amigo meu, fá de música " british ", começou a enviar-me uns mp3 de Muse...uma banda que ele dizia que era fantástica. Na altura, só conhecia a Plug In Baby e soava-me bem no ouvido, mas como só tinha ouvido uma ou duas vezes nem ligava muito. Mas assim como quem não quer a coisa fui passando a ouvir aquilo...até que em Junho de 2004 os vi ao vivo no SuperRock SuperBock...e tudo mudou!

É uma banda simplesmente perfeita, é uma empatia total que tenho com aquele som, tudo me parece ideal, o baixo a pautar o ritmo, a bateria a acompanhar e a guitarra solta e livre para dar largas aos nossos sonhos!

Matthew Bellamy na guitarra, Chris Wostenholme no baixo e Dominic Howard na bateria: são só precisos três músicos para fazerem música fantástica.

O seu primeiro álbum, Showbiz, é como que um álbum experimental, um pouco diferente de tudo o resto o que havia na altura, por volta de 1999 ( há quem diga que foram buscar inspiração aos Radiohead, se bem que eu discorde, apesar de haverem algumas parecenças, mas muito ténues ). É música um pouco alternativa, não muito receptiva ao ouvinte que só quer ouvir música por ouvir, mas de uma qualidade impressionante...logo que se apanha o gosto não se quer outra coisa! Destacaria como as faixas mais marcantes daquele álbum, a Muscle Museum, a Uno, a Showbiz, e a Cave ( esta ao vivo, meus meninos... ).

Por volta de 2001 surge o segundo álbum, Origin of Symmetry, que só vem confirmar o que de bom foi dito do primeiro, mas vem acrescentar muito, mas mesmo muito mais génio ao trabalho dos Muse. Na minha opinião, até agora, esta é a obra prima deles. Com efeito, há uma série de músicas que são geniais, isso mesmo, geniais! Primeiro porque a voz do Matt Bellamy é inconfundível, ao mesmo tempo cheia de dor e intensa, desfiando tudo e todos; a guitarra, também tocada por ele, é de uma mestria espectacular, só ao alcance dos predestinados, com uma criatividade absoluta; o baixo é simplesmente perfeito, nunca vi uma banda com um baixo tão marcante ( para mim apenas John Deacon dos Queen talvez consiga ultrapassar o Chris ); e a bateria, não sendo genial, é de um nível muito bom, diria que é muitíssimo eficiente, não se exigindo mais, porque a complementação entre o baixo e a bateria é excelente, o que define as boas bandas. Plug In Baby, New Born, Bliss, Citizen Erased, Micro Cuts, Hyper Music, Space Dementia...são todas excelentes, excelentes, excelentes! E mesmo as outras do resto do álbum são muito boas também.

Depois de tanto sucesso, havia apreensão para ver se os Muse conseguiam manter a bitola, e em 2003, com o lançamento do álbum Absolution, não defraudaram ninguém, muito pelo contrário! Mais um álbum de mestria elevado, onde se destacam Hysteria, Sing For Absolution, The Smallprint, Time Is Running Out...e Butterflies And Hurricanes! Esta música...então se vista ao vivo, é de uma magia impressionante! Tive a sorte de os ver ao vivo no Campo Pequeno, dia 26 de Outubro de 2006, e foi orgásmico! Esta música então...o aspecto visual, o interlúdio no piano ( o Matthew Bellamy também toca piano tão bem como toca guitarra ), é mesmo perfeita a música.

Finalmente, em 2006 lançam o seu último álbum, Black Holes And Revelations, um pouco diferente do que fizeram até agora, mas igualmente fantástico...Supermassive Black Hole é completamente diferente da linha que vinham seguindo ( é uma música mais " psicadélica ", mas uma das minhas preferidas de toda a sua discografia ), e surgem novos " hits ", como a Starlight, Knights of Cydonia, Invincible, etc...

Podia estar aqui a falar dos Muse a noite toda, que só me deitaria lá para as 7 da manhã...é realmente um vício mais que perfeito, é uma banda perfeito, onde todos os acordes se encaixam na perfeição, tudo se complementa, tudo flui com uma harmonia impressionante...deasfio-os a ouvir, a apreciar com paciência, com a mente aberta. Há quem diga que é muito barulhenta: não é, é arte! Os instrumentos ouvem-se todos na perfeição, a música deles tem de ser assim para ser como é. Há quem diga que a voz do Matt é estranha: não é, é diferente e é única!

Oiçam que não se arrependem.

7 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida uma grande banda, comecei a ouvir por volta de 2002 por influência do meu irmão Rodrigo. Sempre adorei a Unintended, uma perfeita música romântica para mim cantada por uma voz "afogada" em significado.
É uma das melhores bandas na actualidade, já lhe foi reconhecido o mérito por várias vezes.
Como bem sabes Miguel a minha música favorita é a Butterflies And Hurricanes, musica que adorei ouvir ao vivo quando fomos ao concerto no Campo Pequeno, e que belo concerto.
Os Muse ao vivo são uma banda inesquecivel que conseguem alinhar numa simbiose perfeita entre espetaculo visual e som.
Muito por culpa da realizadora Filandesa ou Islandesa não sei ao certo agora, que é a responsavel pelos videos dos moços assim como pela montagem dos espetaculos ao vivo.
Grande banda e grande vicio, sim senhor Miguel bom post.

Miguel Tavares de Pinho disse...

Gostava de adicionar algumas músicas que n mencionei no blog...Stockholm Syndrome, Blackout...esta última de uma beleza singular...podia dizer muitas mais, mas fico-me por estas!
Grande concerto Pedro, o melhor a que alguma vez fui...

Luís disse...

Gosto sempre de ver alguém que se deixe levar pela música, numa época em que tudo é descartável é sempre bom saber que ainda há quem veja para além do imediato e das modas. Quanto à banda: não foi algo que me tivesse cativado de ínicio, no entanto, a vossa opinião e o último álbum levaram-me a redescobrir mais um pouco dos Muse. Apesar das raises e das influências são realmente diferentes de tudo o resto que anda por aí, só isso vale uma espreitadela.

Anónimo disse...

Olá este post está mesmo muito bom... Garanto que tudo o que está ai escrito é verdade. Sou também completamente viciada em Muse e hei-de ser até ao fim se Deus quiser. Podem achar estranho, mas tenho apenas 13 anos e não pensem que por isso não fui ao maravilhoso e espectacular concerto no Campo Pequeno (acho que fui a pessoa mais nova que lá estava, mas não há problema)... Ao contrário da maioria das pessoas da minha idade eu gosto de boas bandas e não da música de Plástico que os meus amigos ouvem. Se calhar pensam que por ser demasiado nova não compreendo a música deles. Bom, eu compreendo e muito bem. Acho que foi muito bom eu ter começado a ouvir a música deles desde o 1º álbum (com 5 anos), pois acho que eles de alguma forma me têm ajudado na vida. Adorei mesmo esta frase: " Há quem diga que é muito barulhenta: não é, é arte!" e também adorei esta: "Há quem diga que a voz do Matt é estranha: não é, é diferente e é única!" Espectacular. Muitos parabéns pelo Post e felicidades!

Anónimo disse...

Muito bom o teu texto!! Adoro Muse e descobri-os há pouco tempo. Parabéns pelo bom gosto!!

Anónimo disse...

olá anónimo! só hoje é que vi o teu comentário....tenho andado ocupado com exames e tal! primeiro que tudo mto obrigado pelo comentário e desede já fica sabendo que fico mto contente que alguém tão novo como tu já aprecie tanto esta banda, que não me canso de dizer, é única! as maiores felicidades do mundo!

Anónimo disse...

Música é mesmo o vício perfeito.. não conheço essa banda, mas conheço muitas bandas e músicos diferentes do normalmente ouvido por aí que são excelências artísticas, algumas de suas músicas soariam estranhas pra esse pessoal da modinha... eu amo música mesmo, aprecio-a artisticamente, horas por dia, não ouço só proque tá na moda, pelo contrário muito do que ouço nunca nem tocou na rádio... e nunca me arrependi de ter largado o rádio, a internet me fez redescobrir a música.. a verdadeira música ;)
Pena que sejamos minoria...